jonathan azevedo

Jonathan Azevedo cria projeto de leitura: “Que crianças negras possam ler”

O ator Jonathan Azevedo acaba de criar mais um projeto social. O ator, que já tem a Biblioteca da Cruzada em parceria com o Basquete Cruzada em uma comunidade na Zona Sul do Rio, acaba de criar o DeLivro, entrega de livros para crianças e adolescentes em casa. Jonathan, uma vez por mês, vai fazer leitura de livros para as crianças, com todos os quesitos de proteção e distanciamento social determinados pela OMS.

“A defasagem educacional é uma coisa tão extensa no Brasil, que a primeira coisa que eu penso foi a barreira que eu tive, mesmo querendo e gostando de ler, eu não tinha os livros. Depois disso, vem a minha mente a questão de que os pais lerem para os filhos também incentiva. Mas mesmo se o meu pai lesse, talvez eu não teria acesso aos livros que uma criança desejava ler, eu teria que ler os livros do meu pai.

Eu acho que a Biblioteca da Cruzada quebra está primeira barreira, de você poder ter contato com o que você gostaria de ler, com o prazer em iniciar a leitura, até porque livro no Brasil é muito caro. Eu senti isso na pele quando eu tentava adquirir os livros que eu mais sonhava, que são as grandes obras, e eu nunca conseguia, tinha sempre que pedir emprestado”.

Além do valor dos livros, Jonathan também tem a preocupação de que as crianças negras leiam histórias que se identifiquem: “Nenhuma biblioteca tinha os livro que eu queria, então eu acho que é necessidade, quebrar está barreira e fazer a ponte para o conhecimento onde uma criança negra possa ler O Príncipe Preto, onde possa ler a história da Lupita e conseguir se ver no seu lugar de rainha ou princesa, no seu lugar de Rei ou príncipe, desde a infância. A literatura ajuda demais a nossa imaginação e também a criação do nosso ser humano. Ela direciona para onde vamos caminhar com nossos sonhos e a nossa realidade. Então, eu estou muito feliz de poder levar isso para eles.

Me deixa muito feliz ver os adolescentes conhecendo a verdadeira história do Brasil. Foi, para mim, uma grande felicidade poder trabalhar e ter condições de comprar os livros que eu sempre sonhei e poder dividir isso com meus irmãos de infância e cor. É muito gratificante poder dividir sabedoria. Eu acho que essa é nossa maior riqueza, e por isso eu me dedico a essa missão! Uma vez por mês eu vou estar lá, lendo para as crianças ou levando uma pessoa que possa também trazer este sabor que é a literatura”.

Fonte: Metrópoles

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS RELACIONADOS